Esta ferramenta oferece muitas opções que lhe permitem implementar rapidamente várias estratégias de backup que pode utilizar simultaneamente.
Se estiver a lidar com ficheiros muito grandes, digamos um VHDX de 1.6TB sendo o maior, poderá ter de planear os tempos de restauro.
Um disco rígido e servidor moderno médio dar-lhe-á velocidades de processamento de 50 MB/seg. a 100 MB/seg. sem utilizar RAID.
Um ficheiro de 1,6 TB exigiria assim 1677721,6 MB -> 4,7 a 9,5 horas para restaurar, independentemente de como será restaurado.
A utilização de um disco rígido externo sem processamento de backup (sem deduplicação, sem compressão) tem a vantagem de poder arrancar VMs directamente do disco externo quando necessário.
Esta estratégia evita que tenha de restaurar durante 5-10 horas para uma VM de 1.6TB.
No entanto, como cada estratégia tem um lado negativo, esta estratégia requer 1.6TB para cada VM de backup; por conseguinte, não se pode manter demasiados backups. Se quisesse ser capaz de restaurar ficheiros de uma semana de backup, precisaria de 7 * 1.6TB = 11.2 TB de armazenamento para apenas uma VM!
Naturalmente, a maioria dos utilizadores não se pode dar a esse luxo e optar por um sistema híbrido.
Eis como o instalaria:
#1: Configurar uma tarefa para escrever um backup completo, não comprimido e não processado para um disco rígido dedicado todas as noites. Desta forma, pode sempre voltar atrás e arrancar o VM instantaneamente quando necessário. Contudo, precisa de espaço suficiente para pelo menos 2 cópias de segurança completas no seu disco rígido, uma vez que o software não apagará a cópia de segurança antiga até que a nova cópia de segurança esteja concluída.
#2: Configure uma segunda tarefa para executar depois usando desduplicação e compressão média, visando um disco rígido diferente. Esta tarefa deve ser configurada para manter uma semana ou mais de cópias de segurança. Pode permitir-se esta tarefa de armazenamento, uma vez que é deduplicada e comprimida. Esta estratégia utiliza aproximadamente 50% dos dados de 1,6TB para o backup inicial completo (assumindo que o VHD é de facto totalmente utilizado), e depois cerca de 5% para cada incremento diário.
Basicamente, utilizaria a tarefa #2 para armazenamento de recuperação a longo prazo e a tarefa #1 para recuperações imediatas, quando é necessária uma recuperação completa para ser executada rapidamente.
Seja como for, parece que mesmo para a tarefa #2, um disco rígido de 2,7 TB não será suficientemente grande para guardar todos esses dados.
Pode procurar unidades USB maiores ou configurar um pequeno servidor de rede Windows com várias unidades de 2,7 TB combinadas num RAID por software. Esta é uma forma excelente e económica de adicionar armazenamento.
As caixas NAS que não utilizam Windows e NTFS internamente podem dar-lhe problemas com ficheiros de grandes dimensões, ligações de rede longas, e caminhos profundos com mais de 240 caracteres.
Cada caixa NAS específica é diferente, pelo que necessita de ser investigada caso a caso, se é ou não adequada. Os sistemas NAS que utilizam o SO Windows Storage Server são mais caros, mas pode ter a certeza de que tem um armazenamento compatível com as normas Microsoft que não lhe dará problemas.
quinta-feira, 15 de abril de 2021
Estratégias de Backup para grandes VMs com e sem Deduplicação
terça-feira, 6 de abril de 2021
Um Software de Backup Acessível para Windows
Está à procura de uma solução de backup acessível para Windows? Aqui está uma ferramenta de backup para Windows com mais de 12 anos no mercado (ano 2021) que é acessível, completa, e fiável.
É provável que descubra que este vm server backup lhe oferece múltiplas formas de poupar dinheiro:
A ferramenta é oferecida como uma licença perpétua, em vez de assinaturas anuais dispendiosas que se renovam automaticamente.
Inclui uma vasta gama de funcionalidades, que custariam extra noutras soluções de cópia de segurança, como por exemplo: backup Hyper-V, backup VMware, backup de base de dados, backup de disco a nível sectorial, e gestão centralizada. Porque todas estas características estão incluídas, é uma solução completa, tudo-em-um.
Precisa de cópias de segurança em nuvem? Que tal ter a opção de criar a sua própria cópia de segurança remota? Com esta ferramenta pode ligar dois ou mais servidores ou PCs em conjunto, e fazer o backup de um para o outro e vice-versa através da Internet. Muitos utilizadores fazem o backup dos dados do seu escritório para o seu escritório em casa dessa forma e, portanto, não precisam da nuvem, ou utilizam-na como uma opção secundária.
As licenças incluem backups ilimitados de máquinas virtuais. Uma licença cobre todo o anfitrião, não importa quantas CPUs estejam instaladas.
As licenças incluem também suporte técnico e actualizações durante um ou dois anos. Isto assegura-lhe estar sempre actualizado e ter alguém disponível para o ajudar conforme necessário.
O software gera cópias de segurança comprimidas incrementais com deduplicação. Este método poupa bem mais de 90% do espaço de armazenamento em muitos sistemas e basicamente significa que a ferramenta se pagará a si própria muito rapidamente.
E as ferramentas de cópia de segurança "grátis"?
As ferramentas gratuitas são um truque de marketing inteligente que só funciona com certos tipos de pessoas. Primeiro é-lhe dito que a ferramenta é "gratuita", depois passa-se muito tempo com ela para aprender e pô-la a funcionar. A certa altura fica confortável e tudo parece bem, até que um dia não muito longe, é preciso acrescentar um pedaço em falta. Depois apercebe-se que a "solução gratuita" não a tem e precisa de começar de novo com uma nova ferramenta, ou a etiqueta de preço de "actualização" para a versão paga, que tem "a parte que falta" é astronómica.
O truque é basicamente conseguir que invista o seu tempo e esforço para que mais tarde sinta que prefere pagar do que ter de procurar e aprender uma nova ferramenta do zero. Assim, dão-lhe uma ferramenta muito limitada, cujas limitações nem sempre são claras desde o início, e depois pedem-lhe 3.000 dólares por uma pequena funcionalidade simples que está apenas na versão paga. Como já desperdiçou um mês de trabalho a obter a ferramenta 'gratuita' para trabalhar, porque lhe faltava documentação, testes e apoio técnico, agora está preso e sente que os $3.000 são menos um desperdício do que começar de novo.
E as ferramentas de apoio pagas?
Com uma solução de cópia de segurança paga obtém um teste totalmente funcional que dura mais de 20 dias. Durante esse tempo pode obter todas as suas perguntas respondidas por apoio técnico qualificado e até obter assistência na montagem de tudo, e receber recomendações sobre como tirar o máximo partido do seu investimento futuro. Quando se sentir confortável, paga os 249 dólares e avança com a sua vida sabendo que uma equipa de apoio técnico está sempre disponível para o ajudar se precisar de assistência. Se precisar de tomar uma decisão rápida, a equipa de apoio técnico pode responder a todas as suas perguntas, mesmo antes de iniciar o seu julgamento. Desta forma, não perderá tempo se a solução não se adequar às suas necessidades.
Que cenário soa melhor na sua opinião?