quinta-feira, 15 de abril de 2021

Estratégias de Backup para grandes VMs com e sem Deduplicação

Esta ferramenta oferece muitas opções que lhe permitem implementar rapidamente várias estratégias de backup que pode utilizar simultaneamente.
Se estiver a lidar com ficheiros muito grandes, digamos um VHDX de 1.6TB sendo o maior, poderá ter de planear os tempos de restauro.
Um disco rígido e servidor moderno médio dar-lhe-á velocidades de processamento de 50 MB/seg. a 100 MB/seg. sem utilizar RAID.
Um ficheiro de 1,6 TB exigiria assim 1677721,6 MB -> 4,7 a 9,5 horas para restaurar, independentemente de como será restaurado.

A utilização de um disco rígido externo sem processamento de backup (sem deduplicação, sem compressão) tem a vantagem de poder arrancar VMs directamente do disco externo quando necessário.
Esta estratégia evita que tenha de restaurar durante 5-10 horas para uma VM de 1.6TB.
No entanto, como cada estratégia tem um lado negativo, esta estratégia requer 1.6TB para cada VM de backup; por conseguinte, não se pode manter demasiados backups. Se quisesse ser capaz de restaurar ficheiros de uma semana de backup, precisaria de 7 * 1.6TB = 11.2 TB de armazenamento para apenas uma VM!

Naturalmente, a maioria dos utilizadores não se pode dar a esse luxo e optar por um sistema híbrido.

Eis como o instalaria:
#1: Configurar uma tarefa para escrever um backup completo, não comprimido e não processado para um disco rígido dedicado todas as noites. Desta forma, pode sempre voltar atrás e arrancar o VM instantaneamente quando necessário. Contudo, precisa de espaço suficiente para pelo menos 2 cópias de segurança completas no seu disco rígido, uma vez que o software não apagará a cópia de segurança antiga até que a nova cópia de segurança esteja concluída.
#2: Configure uma segunda tarefa para executar depois usando desduplicação e compressão média, visando um disco rígido diferente. Esta tarefa deve ser configurada para manter uma semana ou mais de cópias de segurança. Pode permitir-se esta tarefa de armazenamento, uma vez que é deduplicada e comprimida. Esta estratégia utiliza aproximadamente 50% dos dados de 1,6TB para o backup inicial completo (assumindo que o VHD é de facto totalmente utilizado), e depois cerca de 5% para cada incremento diário.

Basicamente, utilizaria a tarefa #2 para armazenamento de recuperação a longo prazo e a tarefa #1 para recuperações imediatas, quando é necessária uma recuperação completa para ser executada rapidamente.
Seja como for, parece que mesmo para a tarefa #2, um disco rígido de 2,7 TB não será suficientemente grande para guardar todos esses dados.

Pode procurar unidades USB maiores ou configurar um pequeno servidor de rede Windows com várias unidades de 2,7 TB combinadas num RAID por software. Esta é uma forma excelente e económica de adicionar armazenamento.
As caixas NAS que não utilizam Windows e NTFS internamente podem dar-lhe problemas com ficheiros de grandes dimensões, ligações de rede longas, e caminhos profundos com mais de 240 caracteres.
Cada caixa NAS específica é diferente, pelo que necessita de ser investigada caso a caso, se é ou não adequada. Os sistemas NAS que utilizam o SO Windows Storage Server são mais caros, mas pode ter a certeza de que tem um armazenamento compatível com as normas Microsoft que não lhe dará problemas.

solução de backup

virtual server backup solution

VSS backup software

Sem comentários:

Enviar um comentário