Ouvimo-lo frequentemente mas será o Hyper-V melhor que o VMware? É uma boa pergunta a que este artigo não pode responder com todos os detalhes; no entanto, vamos analisar alguns aspectos comuns das duas plataformas de virtualização e compará-las uma com a outra.
O óptimo do Hyper-V é que ele vem com Windows Server e até com Windows 10 Professional; por isso, se quiser experimentar, tudo o que precisa de fazer é activar o papel do Hyper-V na sua instalação Windows. Ao contrário do VMware, não há necessidade de utilizar um servidor dedicado apenas para servir como anfitrião VMware; contudo, se preferir este tipo de configuração, o Hyper-V está também disponível como sistema operativo gratuito, destinado a anfitriões hipervisores pequenos e autónomos.
O Hyper-V oferece uma melhor integração com o Windows. Funciona perfeitamente com sistemas operativos Windows guest e Windows já vem com os controladores de que necessita para executar virtualizados dentro dos servidores Hyper-V. VMware, por outro lado, está sempre atrasado quando se trata das versões mais recentes do Windows, pelo que poderá ter de esperar um pouco antes de actualizarem as suas ferramentas de integração.
A maioria das pessoas acha que o Hyper-V é de longe mais fácil de usar do que o VMware. Uma razão é que a interface do utilizador e o sistema operativo funcionam da forma a que estão habituados e não envolvem a linha de comando ou conceitos do mundo UNIX. Como Hyper-V se integra com o Windows, é também muito mais fácil mover ficheiros VM para a frente e para trás entre o anfitrião e outros computadores.
Hyper-V também tem grandes inconvenientes. Linux e outros sistemas operativos não-populares não são tão bem suportados, e algumas pessoas especulam que isso é feito de propósito. Se precisar de muito bom suporte operacional Linux e UNIX convidado, é melhor usar o VMware, sem dúvida.
Mesmo o produto para PC da VMware, VMware Workstation, é muito melhor do que o Hyper-V com sistemas operativos obscuros, mas há outro grande benefício para os utilizadores de PC em utilizar VMware: os gráficos e o desempenho nos PCs são geralmente melhores. Se estiver a utilizar jogos ou gráficos 3D dentro da VM, faria sentido comparar o desempenho no VMware antes de tomar a sua decisão.
Outra desvantagem do Hyper-V também não é surpreendente: as versões mais antigas do Windows não são bem suportadas nas versões mais recentes do Hyper-V. Afinal de contas, a Microsoft quer vender sistemas operativos, enquanto a VMware não o faz, pelo que existe aqui um claro conflito de interesses que é muito óbvio. Se precisar de executar versões muito antigas do Windows, pode confiar no VMware e que eles suportarão essa funcionalidade durante muitos anos mais tempo do que a Microsoft.
Finalmente, quando olhamos para implementações em larga escala, descobrimos que a tecnologia que a VMware utiliza ainda está provavelmente muito à frente do Hyper-V. Enquanto a Microsoft está a trabalhar rapidamente na recuperação do atraso, é muito provável que os clientes empresariais fiquem com a VMware, dado o seu histórico comprovado para centros de dados virtuais de grande escala.
Quer decida utilizar o Hyper-V ou o VMware, quer decerto queira pensar em como as suas máquinas virtuais vão ser apoiadas. Mas exactamente como será feito o backup da sua máquina virtual? Talvez queira dar uma vista de olhos ao BackupChain. A BackupChain é uma solução de backup tudo-em-um que oferece backup Hyper-V, backup VMware, bem como backup do disco host para fazer também o backup do host. Basta instalar o BackupChain em cada anfitrião e os seus VMs serão armazenados e protegidos após uma configuração rápida e fácil, de dois minutos.
quarta-feira, 12 de maio de 2021
O Hyper-V é melhor que o VMware?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário