I Hiper-V Replicação é o mesmo que Hyper-V Backup?
A replicação Hyper-V é basicamente o acto de executar uma cópia VM de um servidor para outro. A replicação move tudo do hospedeiro físico A para o B. Se utilizar a replicação Hyper-V, este processo ocorrerá ao nível do sector a cada 15 mins. Parece uma grande ideia, mas há inconvenientes neste tipo de "backup", ou seja, não é um backup real. Este tipo de uma cópia de uma VM, e especialmente do tipo Hyper-V Replica, não é uma cópia de segurança consistente com o crash ou com a aplicação de uma Hyper-V. Um Hyper-V Backup é um mecanismo de backup muito mais avançado mas também requer mais trabalho para ser realizado.É o Hyper-V Backup melhor do que uma Réplica Hyper-V?
O Hyper-V Backup é um processo em que o hospedeiro diz especificamente ao VM para se preparar para o backup ao vivo. Isto envolve passar um sinal dentro do VM para os seus serviços conscientes do VSS, tais como SQL Server, o próprio sistema operativo Windows, Exchange Server, etc., para que todos os serviços que precisam de se preparar tenham uma oportunidade de o fazer. Os serviços eliminam então quaisquer blocos de escrita pendentes, para que as suas estruturas de dados em disco estejam num estado consistente garantido. Quando todos os serviços estiverem prontos e satisfeitos, o sinal é passado de volta e o backup ao nível do anfitrião pode começar.Como pode ver, a cópia de segurança Hyper-V requer muita sobrecarga. Isto não é o mesmo que Hyper-V Replica, que simplesmente move blocos de A para B, e nem sempre na sua sequência correcta, sem que os serviços dentro da VM sejam notificados. Se uma ligação a uma réplica se rompe, o resultado é geralmente catastrófico. Também não se pode simplesmente pegar numa réplica e alimentá-la assim mesmo. Não há garantia de que a réplica esteja actualizada em pontos aleatórios no tempo.
Uma cópia de segurança Hyper-V é, portanto, muito superior à Hyper-V Replica. É uma cópia do VM tomada num ponto muito específico no tempo. É uma cópia de segurança consistente e consistente na aplicação, por isso é garantido que está num bom estado quando a utiliza. Quando a cópia de segurança estiver completa, sabe-se o que se tem. Mas há uma sobrecarga envolvida em obter o backup do Hyper-V para começar.
O Hyper-V Replica é um mecanismo inteligente que pode utilizar para copiar VMs através de ligações muito lentas a outro site. Isto funciona mas tem vários inconvenientes dos quais é preciso estar ciente. É um processo que normalmente não é bem monitorizado. Muitas vezes deixa de funcionar sem que os administradores de TI se apercebam. Só quando a réplica é necessária é que os administradores de TI se apercebem que a réplica tinha parado de funcionar calmamente meses antes, deixando-os sem qualquer cópia de segurança para restaurar.
Pode o Hyper-V Backup ser utilizado como Replicação?
Sim, mas não em intervalos muito curtos. Usando o BackupChain pode usar o mecanismo Hyper-V Backup para produzir uma cópia 1:1 de um VM e colocá-lo num anfitrião separado ou em múltiplos anfitriões. As vantagens são muitas: O BackupChain oferece muito boa monitorização e registo de erros. Se algo correr mal, será notificado e poderá detectar imediatamente a fonte do erro nos registos. Ter uma cópia de classe Hyper-V Backup do VM é sempre preferível, como descrito na secção anterior com mais detalhe, pelo que a qualidade da replicação é muito melhor se for originada a partir de um backup Hyper-V.Além disso, a cópia de segurança Hyper-V oferece outra vantagem crítica: A capacidade de recuar no tempo e restaurar versões muito mais antigas do VM. Assim, para uma estratégia de cópia de segurança completa do Hyper-V, não é suficiente utilizar a replicação. A replicação apenas protege contra falhas súbitas de hardware do hospedeiro principal. Qualquer coisa para além disso precisa de ser protegida com estratégias de backup apropriadas do Hyper-V.
Para implementar a cópia de segurança e replicação do Hyper-V, recomendamos a utilização do BackupChain.
Sem comentários:
Enviar um comentário