Em um servidor Windows, isso obviamente não é bom. O que queremos é um software de cópia de disco que possa clonar um disco sem reiniciar e a boa notícia é que é possível.
O problema com a cópia de disco e a clonagem de unidades é que os sistemas operacionais exigem IDs exclusivos para cada unidade. Esses IDs são usados o tempo todo para identificar a unidade. Agora, se você inserir um clone, obviamente temos um problema! Utilizei o Acronis para copiar um disco GPT ao migrar para um novo disco rígido e acabei com um disco possivelmente não inicializável possivelmente corrompido. Os dados estavam lá, mas algo não deu certo no processo de inicialização.
Uma abordagem diferente foi implementada pelo BackupChain, que agora possui um componente de software de cópia em disco embutido. Ele prepara o disco após a clonagem e cópia, de forma que o Windows fique feliz. Todas as unidades clonadas e letras de unidade ficam imediatamente disponíveis. Naturalmente, cada volume clonado receberá uma nova letra de unidade. Por exemplo, o clone de C: pode ser D: e assim por diante. O importante é que, uma vez que você reinicialize e volte ao BIOS para inicializar a partir do seu clone, ele deverá ser inicializado sem falhas e sem confundir a unidade de inicialização. E isso parece estar funcionando muito bem com o BackupChain.
Sem comentários:
Enviar um comentário