Estratégias de Backup Hyper-V comuns
O backup das máquinas virtuais Hyper-V pode ser simples; no entanto, as coisas também podem ficar complexas, dependendo da sua configuração.
Existem vários cenários comuns de recuperação de desastres para o Hyper-V:
Faça o backup das VMs e mantenha um histórico de backup. Por exemplo, faça backup todas as noites e mantenha o histórico dos últimos 7 dias
Backups ao vivo e offline (backups quentes ou frios) conhecidos como agentless backups
Backups do Estado salvos (backups congelados)
Cópias de segurança efectuadas no interior do VM (agente de segurança)
Replicação em directo Hyper-V VM
Cópias de Segurança Retiradas do Anfitrião
Backups Hyper-V ao vivo
Backups ao vivo é o que a maioria dos utilizadores quer. As cópias de segurança em directo são fornecidas pelo Hyper-V e VSS, o Volume Shadow Service do Microsoft Windows XP e posteriores.
Os sistemas operativos mais antigos não fornecem VSS e são, portanto, incompatíveis com as ferramentas de backup em tempo real.
Para que as cópias de segurança em tempo real funcionem correctamente, tem de ter o seguinte:
Sistemas operativos VSS capazes de hospedar o sistema operativo e VSS a funcionar correctamente. (Windows Server 2008 e posteriores)
Sistema operativo VSS com capacidade para convidados. Os VMs precisam de executar o Windows XP ou Server 2003 e posteriores. Algumas variantes do Linux podem ser suportadas dependendo da versão do seu sistema operativo anfitrião.
Você precisa ter os mais recentes Serviços de Integração Hyper-V instalados em cada VM
É necessário utilizar os sistemas de ficheiros NTFS
Deve ter suficiente RAM e espaço em disco (10 GB de espaço em disco e 1 GB de RAM no mínimo)
É necessário ter uma área de armazenamento do SAV suficientemente grande. Utilize VSSUIRUN.EXE ou vssadmin para estabelecer limites não vinculados ou elevados acima de 10 GB para evitar problemas
A aplicação de backup inicia o processo e envolve Windows, Hyper-V, e VSS. O sinal de backup também é empurrado para a VM. O VSS da VM é então acionado e notifica todos os serviços dentro da VM que podem ser capazes de lidar com os pedidos do VSS. Em seguida, o backup é feito através de uma aplicação virtualmente congelada e consistente, enquanto a VM continua a funcionar sem interrupções.
Backups de VM Offline
Os backups Offline VM são óptimos quando não tem serviços ou sistemas operativos capazes de VSS. Mas também porque os backups offline são por vezes "melhores". Todos os serviços são necessários para desligar, incluindo o sistema operativo da VM. O backup é então efectuado e a VM arranca novamente. Isto assegura que a VM é inicializável a intervalos regulares; no entanto, o tempo de inactividade necessário pode ser um problema em muitas definições.
Reiniciar a VM é bom porque limpa o Windows e outras áreas temporárias do sistema e assegura que a VM é realmente inicializável. Por vezes as VHDs podem ficar corrompidas ou uma falha de vírus ou software pode causar problemas com o procedimento de arranque. Se as cópias de segurança forem sempre colocadas ao vivo e a VM nunca for reinicializada, os erros nunca irão aparecer e passar despercebidos.
Além disso, muitas vezes o administrador não sabe se existem serviços incompatíveis com o VSS a correr no servidor virtual.
Exemplos incluem:
Microsoft Access
MySQL
Bases de dados proprietárias e disposições relativas a ficheiros planos de dados
Backups do Estado salvos
Saved State é o que a Microsoft inventou para poder fazer backups algo úteis com (normalmente) uma perda mínima de dados de sistemas operativos não compatíveis com VSS, entre os quais se incluem
A maioria das variantes Linux nos servidores anfitriões Windows Server 2008 / R2 e 2012
Windows Server 2000 e mais antigo
Versões modernas do Windows com serviços de integração Hyper-V antigos ou inexistentes
Se o VM não tiver uma instalação actualizada do Serviço de Integração Hyper-V, será feito o backup em modo Saved State.
As cópias de segurança do Saved State também podem ser feitas (a decisão cabe à gestão do Hyper-V e não à aplicação de salvaguarda) se:
Não houver recursos suficientes (RAM, como no caso da RAM fortemente fragmentada)
O sistema operativo VM está em processo de arranque ou de paragem
Replicação em directo Hyper-V VM
Você pode replicar VMs de um servidor para outro e manter X número de versões passadas, também, usando a versão de backup. Em vez de comprimir e deduplicar discos virtuais, estes podem ser copiados assim que o VSS os tenha colocado em estado de falha e de consistência de aplicações. No servidor de recuperação pode arrancá-los sempre que precisar deles sem demora, pois os discos virtuais estão no seu formato nativo e prontos para serem iniciados.
Backups Realizados Dentro do VM (Agent Backup)
Alguns cenários exigem que sejam tomadas medidas de reserva dentro do VM:
Está a utilizar um sistema operativo incompatível com o VSS que não pode ser copiado em directo do anfitrião, como o Linux ou o Windows Server 2000
Está a utilizar armazenamento directamente ligado dentro do VM, como o iSCSI ou uma partição montada que é física para o anfitrião
Outra solução para pôr ambas as estratégias a funcionar
O Granular Backup para Hyper-V é uma funcionalidade inovadora que permite aos administradores de TI aceder a ficheiros dentro das VMs a partir do anfitrião. Pode efectuar um backup ao vivo das pastas das VMs sem instalar software dentro das VMs se os discos virtuais da VM estiverem acessíveis a partir do host. Veja esta solução de backup para o Hyper-V e VMware.
Sem comentários:
Enviar um comentário